ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

16 de setembro de 2012

Caos no trânsito. Pedágio é a solução?

Governo incentiva compra de carros 0km para população ficar presa no trânsito. E olha que temporada de chuvas ainda não começou...



"Cingapura, Londres, Estocolmo e Milão cobram tarifa de motoristas que trafegam pelas áreas centrais. Em São Paulo, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara já deu parecer favorável à implantação do mesmo esquema. Será que é o melhor caminho para a mobilidade urbana?

Prós
Nas grandes cidades, muitas pessoas se locomovem diariamente para trabalhar nas regiões centrais. O pedágio urbano seria cobrado apenas de quem circula pelo centro em horários de pico de dias úteis. Outras regiões estariam livres dessa tarifa. Ônibus e táxis também seriam isentos. 

Dirigir o próprio carro para ir à região central de uma grande cidade é um conforto que deve ter preço. Não é justo que uma pessoa motorizada, ocupando espaço 20 ou 30 vezes maior nas ruas do que outra que se locomove pelo transporte público, não pague por esse privilégio.
Em São Paulo, o pedágio urbano arrecadaria até R$ 600 milhões por ano. Esse valor seria destinado para melhorias no transporte público. Investimentos em novas linhas de metrô, modernização nos trens e ônibus e tarifas menores para o transporte coletivo também beneficiariam a população. 


TdF opinou Bruna Fernandes - Assim como as estradas, as ruas pedagiadas seriam, em tese, mais bem cuidadas. O pedágio também melhoraria a qualidade do ar nos centros urbanos e incentivaria a utilização de transporte público ou meios de locomoção alternativos. 

Contras
Sozinho, o pedágio urbano sozinho não resolve o problema do trânsito. Para funcionar, a estratégia precisa estar aliada a um sistema de transporte público eficiente, que atenda às regiões mais distantes do centro. Por isso, investimentos no setor, bem como em semáforos inteligentes e engenharia de tráfego, são fundamentais. 

Para diminuir o número de carros circulando, a tarifa teria que ser significativa. Em São Paulo, fala-se em R$ 4 por dia, ou cerca de R$ 80 por mês. Com o preço baixo, a maioria seguiria usando carro e congestionando ruas e avenidas. Em Londres, o pedágio diário custa o equivalente a R$ 25. 

O pedágio seria uma medida impopular no Brasil, que tem uma alta carga tributária, criticada por não resultar em benefícios à população. A tarifa do pedágio urbano seria mais um valor para onerar os cidadãos, que já precisam pagar IPVA, DPVAT, seguro, estacionamento e manutenção do veículo. 

TdF Opinou Pedro Mostaco - A população já paga vários impostos para manter o transporte e as vias públicas. Para melhorar o trânsito urbano, seria preciso usar esses recursos para investimentos em transporte coletivo e na qualidade das ruas. 

Consultoria - Cândido Malta Campos Filho, arquiteto e urbanista da FAU-USP 
Fontes - Artigos O que São Paulo Pode Aprender com o Pedágio Urbano de Londres, de Thiago Guimarães, São Paulo Deve Adotar o Pedágio Urbano?, do secretário municipal de transportes de São Paulo, Marcelo Cardinale Branco, e Soluções Mágicas e Ônibus Superlotados, do doutor em engenharia de transportes Jaime Waisman, e site Planeta Sustentável."

Voltando ao assunto do momento: cuidado em quem você vai votar!

Beijos e excelente semana!

10 de setembro de 2012

A VEZ DO AZUL

Desde a paisagem até o arranjo na mesa, inspire-se para começar a semana.

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Beijos e Excelente Semana!


Justa Homenagem!

Selo ganho da amiga Cris Henriques, por seus 100 seguidores e eu sou um deles. Cris, que esse seja apenas o primeiro de muitos representando milhares de seguidores. Parabéns!
Se você ainda não conhece, vale a pena conhecer o seu trabalho.

O que o meu coração diz

3 de setembro de 2012

Contagem regressiva para a Primavera

É tempo de renovar...














E, fechando, nosso Beto Guedes em "Sol de Primavera".


Beijos, Boa Sorte e  um Feliz Setembro!