ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

16 de agosto de 2012

Plantas dentro de casa

Bálsamo
Quando se fala em plantas que absorvem gás carbônico, logo pensamos em árvores frondosas, geralmente raras nos grandes centros urbanos. Porém, é possível melhorar a qualidade do ar de casa cultivando plantas pequenas. Além de minimizar o efeito da fumaça de cigarros, escapamentos e outros tóxicos exalados por tintas, gasolina e produtos de limpeza, elas ainda deixarão sua casa mais bonita e você em maior contato com a natureza.


Conheça algumas dessas espécies:

Babosa (Aloe vera): Absorve o formaldeído. Mantenha-a na sombra e espere a superfície do solo secar antes da próxima rega. Propaga-se a partir de rebentos que nascem na base da planta-mãe.





Clorófito (Chlorophytum): Absorve o monóxido de carbono. Por isso, mantenha-o próximo a uma janela, já que gosta de luz solar direta, e conserve o solo sempre úmido. O clorófito produz pequenas mudas, que devem ser reenvasadas.





Crisântemo (Chrysanthemu morifolium): Absorve o benzeno. A reprodução pode ser feita tanto por divisão de touceiras quanto por sementes. Regue-o com freqüência, mas sem encharcar o solo. Conserve o vaso próximo a uma janela.





Espada-de-São-Jorge (Sansevieria): Absorve o formaldeído. É típica planta de interior, pois sobrevive em ambientes com pouca sombra e pouca rega. A propagação é por estacas de folhas.








Filiodendro (Philodendron oxycardyun): Absorve benzeno e monóxido de carbono. Regue-o sempre antes de a terra secar completamente e deixe-o à meia sombra. Gosta também de vasos só com água. Propaga-se por estacas de galho.








Gérbera (Gerbera jamensonii): Absorve 
benzeno. Dentro de casa só permite      a 
utilização como flor de corte e pode durar 
até 15 dias.







Jibóia (Scindapsus piclus argymeus)
Absorve o formaldeído. Cultive-a na  água 
ou  na  terra.








Lírio-amarelo (Hemerocallis flava): Absorve o monóxido de carbono. Como necessita de bastante luz, o ideal é cultivá-lo numa jardineira ou próximo à janela. Mantenha o vaso sempre úmido. Propaga-se por divisão de touceiras.

E se você tiver espaço em seu jardim, não deixe de plantar uma árvore. Um estudo da Universidade de São Paulo indica que algumas espécies absorvem mais CO2 da atmosfera, como Feijão-do-mato, Guapuruvu, Pau-jacaré, Jacarandá-da-bahia e Jatobá.




Beijos e Boa Sorte!

16 comentários:

  1. Que bacana eu gosto muito de folhagem e gostei dessas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Patricia, estou pesquisando mais dicas para o nosso bem-estar. Beijos

      Excluir
  2. Oi Cris!!! Sabia que o teu blog produz dióxido de carbono?
    E que pra cada blog que colocar o selo "o meu blog é neutro em CO2" é plantada uma árvore?
    Pois é amiga, acabei de fazer uma postagem sobre isso no meu blog... passa lá pra ver como o teu blog também pode se tornar neutro. Fica na paz. Beijão Sarinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarinha, li o seu comentário mas já era tarde e deixei para hoje. Vou postar também, só espero que realmente seja plantada não apenas uma mais milhares de árvores. Beijos e obrigada pela dica.

      Excluir
  3. Anônimo2:15 PM

    Cris! Uma mais bonita do que a outra. Eu tive flor de seda em casa. Depois que me mudei para apartamento não tive mais plantas. Porém, faz falta. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, há alguns anos atrás era moda ter plantas como samambaias e outras espécies em casa. Com o tempo isso foi mudando e as plantinhas ficaram do lado de fora. Agora está voltando o hábito, só que devemos ter cuidado com as espécies. Confesso que senti falta também. Beijos

      Excluir
  4. Olá,

    Adorei saber mais sobre essas plantas, belo post!

    Abçs

    ResponderExcluir
  5. Ei Cris!!
    Amo flores e nos dias de sexta feira, como hoje, passo no mercado aqui de Belo Horizonte e compro gérberas para enfeitar a casinha...Atualmente a casinha está tão cheinha de terra que estou andando desanimada, mas o seu post me animou..vou lá hoje!!
    rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, realmente precisamos desse contato direto com a natureza de vez em quando ou em pequenas porções pelo menos. As espécies aqui mostradas são as que aguentam viver dentro de casa, mas as flores nos trazem alegria e felicidade, como as gérberas que ainda ajudam a renovar o ar. Beijos

      Excluir
  6. Olá amiga Cris!

    Tudo bem?

    Dicas sempre úteis aqui no teu blog, o que são sempre actuais para o ambiente. Obrigada pela iniciativa.

    Obrigada também por comentares a minha participação da BC Café Entre Amigos. O Brasil, é sem dúvida um sonho que tenho por realizar. É por isso que está no Topo da Lista.

    Um beijo,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris, obrigada pelo carinho. Precisamos fazer a nossa parte para "abrir os olhos" das pessoas, não podemos ser omissos. Beijos e tudo de bom para você.

    ResponderExcluir
  8. Gostei demais das explicações tinha algumas duvidas que foram respondidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Patrizia. Vou pesquisar para trazer mais dicas. Beijos

      Excluir
  9. Cris,tenho algumas dessas em casa,já que moro em apartamento e adorei sua dica tb!Bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Anne! Beijos e Boa Sorte para você também.

      Excluir
  10. Oi amiga,
    td bem?
    Uma coisa nós temos em comum: adorooooo plantas, principalmente as ervas. Tenho um canteiro só de ervas no meu recanto.
    Uma boa e abençoada semana para você!Bj, Ramana

    ResponderExcluir