ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

14 de junho de 2012

BELÍSSIMA TOSCANA

Caccia, Toscana

A Toscana (em italiano Toscana) ou Toscânia é uma região da Itália central com cerca de 3,7 milhões de habitantes e 22.997 km² , cuja capital é Florença e é banhada pelo Mar da Ligúria e o Mar Tirreno.


Isola-del-Giglio

Seu rico legado artístico e a vasta influência da cultura erudita fizeram com que fosse considerada o verdadeiro berço da Itália Renascentista. Foi na Toscana onde surgiram os mais influentes personagens da ciência e das artes como Petrarch, Dante, Botticelli, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Galileo Galilei, Americo Vespucio, Luca Pacioli e Puccini.

Por este motivo, a região abriga muitos museus como Uffizi, Palazio Pitti e Museo Chinciano. A culinária local, por sua vez, é repleta de especialidades. Outra maravilha do lugar são seus vinhos como os famosos Chianti, Brunello di Montalcino, Vino Nobile do Montepulciano e Morellino di Scansano.

A histórica Florença

Cidades descobrem benefícios de viver em ritmo mais lento na Itália.

Para ganhar o título do "bem viver", as cidades precisam cumprir 55 metas. Entre elas, ajudar pequenos investidores a defender produtos locais. A ideia é promover mudanças de mentalidade e estilo de vida na cidade.

Greve In Chianti
Os esforços por uma vida melhor e mais saudável poderão ser inúteis, se a cultura da velocidade não for revista. No pensamento moderno, o tempo é uma riqueza que está escasseando, como o petróleo ou a água. E a sensação de falta de tempo é uma doença crônica, sem remédio.
Controlar o tempo, uma ambição humana tão antiga quanto os povos remotos, ganhou na Itália um novo significado. No país, começou uma experiência inovadora, considerada uma das saídas para a salvação do planeta: diminuir o ritmo, ir mais devagar, com calma. A ideia do movimento que está se espalhando pelo mundo, "cidades do bem viver", é promover mudanças de mentalidade e estilo de vida.


Chianti

Essa ideia nasceu na praça de Greve In Chianti, uma das mais bonitas da Toscana, mais precisamente no prédio da prefeitura. Considerada a capital da região do Chianti Classico, um dos tipos de vinho mais famosos da Itália, a cidade de 12 mil habitantes vem recebendo muitos turistas estrangeiros nas ultimas décadas e cresceu muito economicamente. Ainda assim, conseguiu manter a sua arquitetura e preservar a qualidade de vida dos seus cidadãos.

Greve In Chianti


Para ganhar o título do "bem viver", as cidades precisam cumprir 55 exigências. Entre elas, ajudar os pequenos investidores a defender os produtos locais. Na Toscana, o bem viver é, antes de tudo, proteger a civilização rural. Rossela Rossi, dona do restaurante da praça, possui grande talento de cozinheira. A sua ribolita, a sopa de pão, é muito renomada. 


A uva não é só a matéria-prima de uma economia forte, mas aquilo que fez com que a região não perdesse as suas origens agrícolas.


Greve In Chianti
O atual prefeito Alberto Bencistà define como um equilíbrio mágico entre presente, passado e futuro. "Estamos entre duas cidades de arte das mais belas do mundo, Florença e Siena. Mais de 60% do nosso território são bosques, uma reserva de oxigênio extraordinária, além dos vinhedos e oliveiras", destaca o prefeito de Greve In Chianti.

Chianti

Além disso, há todo um cuidado com o meio ambiente, desde a produção de energia limpa (as usinas geotérmicas produzem 25% da energia consumida na região da Toscana).  A ideia de proteger a economia local, como restaurantes e pequenos mercados já é exportada para outras regiões da Itália, garantindo uma relação mais ética entre produtores e consumidores. E existe também, um cuidado especial com as crianças e os idosos.

Maremma-Toscana

Pienza-la-Toscana

Toscana
Vamos viajar?

Fontes:
g1.globo.com/globo-reporter
toscana itália
toscana - wikipédia



Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário