ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

29 de maio de 2012

Rio Eco Moda 2012 com Isabel Fillardis

A atriz Isabel Fillardis é a madrinha do evento que promove a sustentabilidade na moda

Isabel Fillardis é madrinha do Rio Eco Moda 2012


O termo ecofashion vem sendo usado com frequência cada vez maior e diz respeito à utilização da moda sustentável. Essa onda está começando a ocupar papel de destaque no cenário da moda, principalmente porque deixou de ser produzida por marcas desconhecidas e ganhou etiquetas de grifes renomadas. Não é de hoje que a indústria tenta encontrar um jeito de produzir peças que não explorem os recursos naturais de forma predatória, mas só recentemente tornou-se possível fazer roupas que caíssem no gosto do consumidor e aliassem palavras tão dissonantes como design, tecnologia e ecologia. Agora, as três foram parar nas mesmas máquinas de costura.



Tecidos orgânicos (que são aqueles feitos a partir de matéria-prima produzida sem inseticidas ou pesticidas), materiais recicláveis, garrafas PET, pneus, madeiras de reflorestamento. É um verdadeiro exército de materiais ecológicos que fazem brotar ideias maravilhosas em cabeças pensantes, visando a diminuição do impacto ambiental.

É a moda sendo encarada como uma maneira prática e palpável de atuar em prol da sustentabilidade. É a moda propondo uma nova maneira de encarar o consumo e o nosso relacionamento com a natureza. É a moda utilizando materiais e processos mais justos e sustentáveis para que a cada dia peças e mais peças sejam criadas, misturando a beleza de um design bacana com o menor impacto possível na natureza.

Foi a partir dessa necessidade de valorização, divulgação e fortalecimento de uma moda eco-friendly que o Rio Eco Moda nasceu. Seu objetivo é divulgar a moda ecologicamente correta através de um evento que movimente o universo fashion, fazendo com que as pessoas percebam que design e consciência ambiental em uma só peça é uma combinação não só possível, como de extrema importância.

O Rio Eco Moda tem como parceiro e realizador o Instituto Doe Seu Lixo, bem como madrinha a atriz, modelo e apresentadora Isabel Fillardis, que sempre esteve envolvida com questões de cunho social e ambiental. Em 2003 fundou, ao lado de seu marido, Julio Cesar Santos, Instituto Doe Seu Lixo, oferecendo oportunidade às pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza e dando início à luta pela valorização e profissionalização dos catadores de materiais recicláveis, tornando a reciclagem um negócio sustentável, através de metodologias de gestão para todo o processo produtivo das cooperativas, investimento em tecnologia e capacitação dos catadores. Ao reconhecer a importância das cooperativas para o ciclo produtivo da reciclagem, o Instituto incubou a Socitex Cooperativa, tornando-a pioneira em eficiência e participação na logística reversa no estado do Rio de Janeiro.

No dia 20 de março, o Instituto fez a inauguração da primeira Usina de Triagem e Reciclagem do Estado do Rio de Janeiro (UTR-RJ), um centro de excelência em triagem de resíduos sólidos recicláveis urbanos, com equipamentos de alta tecnologia operados por catadores capacitados, algo inédito em gestão de resíduos por cooperativas.

É imerso neste cenário de sustentabilidade que o Rio Eco Moda tem tudo para ser um projeto que marcará o calendário de eventos do Rio de Janeiro, devido ao seu ineditismo e a sua bandeira ecológica. Serão desfiles de grifes que utilizam materiais ecológicos em suas produções, mesa-redonda com o tema “A Importância de Pensar Verde na Moda” com grandes nomes do mundo fashion, exposição de fotos, além de coquetel para os convidados presentes. Tudo isso ocorrerá na própria sede do Instituto Doe Seu Lixo, no mês de novembro de 2012.


Rio Eco Moda 2012:
Exposição de fotos, mesa-redonda, desfiles e conscientização ambiental.
Local: Instituto Doe Seu Lixo - Rua Pedro Alves, 240 - Leopoldina / Santo Cristo – G 8 – RJ
Data: novembro de 2012
Horário: Às 18hrs
Realização: Instituto Doe Seu Lixo
Madrinha: Isabel Fillardis

Para maiores informações:
Olga Bon // olga@staffcompany.com.br // 21 9465. 1756
Vinícius Belo // vinicius@staffcompany.com.br // 21 7708.8278

Fonte: http://www.hiperfashion.org/news/2012/04/rio-eco-moda-2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário